Cadê o Chico? Sumiço de gato gera mistério e mobiliza moradores e brigadistas no interior de SP
Cadê o Chico? Sumiço de gato gera mistério e mobiliza moradores e brigadistas
O desaparecimento do gato Chico tem mobilizado moradores e brigadistas voluntários de Águas de Lindóia (SP). Considerado um mascote pela vizinhança da Av. Brasil, no Centro, ele foi levado na madrugada de terça (11) por um homem que disse acreditar que o animal estava abandonado.
O homem que levou Chico foi localizado, mas contou que o gato teria fugindo para uma região de mata após arranhá-lo. Desde então, o animal não foi mais visto, e equipes se revezaram em buscas pela área, sem sucesso, até a tarde desta sexta-feira (14).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Tutor de Chico, Thiago Nunes Portas, que é brigadista e líder de um grupo de bombeiros voluntários na cidade, conta que suspendeu as buscas depois de nenhuma visualização direta do animal, e que vai atrás de mais imagens de câmeras para checar se o gato realmente teria entrada em área de mata.
Gato de rua?
Thiago conta que percebeu o sumiço de Chico na madrugada de terça (11), quando retornou de uma ocorrência e não encontrou o animal no local de costume, próximo da mureta de sua casa.
“Quando eu cheguei, o Chico não estava. Fui ver nas câmeras de casa e percebi que ele tinha sido levado por um rapaz”, afirmou.
Cadê o Chico? Sumiço de gato 'mascote' em Águas de Lindóia (SP) mobiliza moradores e bombeiros
Reprodução
As imagens de segurança obtidas pelo tutor mostram o momento em que o homem se aproxima, pega Chico no colo, na rua, e vai embora com ele.
O brigadista chegou a recolher gravações de diferentes estabelecimentos até identificar parte do rosto e uma tatuagem do homem, o que ajudou a localizá-lo.
“Eu fui de comércio em comércio pedindo as imagens. Em uma delas aparece ele com o gato no colo. Em outra, mostrou o rosto e a tatuagem, e aí o pessoal da cidade reconheceu”, explicou.
Segundo o tutor, após ser identificado e comunicado que o gato possuía dono, o homem procurou Thiago e afirmou que pensou que o felino estivesse abandonado e decidiu levá-lo para cuidar.
Segundo contou a Thiago, Chico teria o arranhado e mordido antes de fugir para uma área de mata atrás do local onde trabalha.
Thiago acionou a Guarda Civil Municipal e registrou a situação, mas diz que o foco é encontrar o animal.
“Eu falei para ele: se você ajudar a procurar e a gente achar o gato, você segue sua vida e eu sigo a minha. Eu só quero achar o Chico vivo”, afirmou.
Moradores se mobilizam em busca na Rua Minas Gerais
Thiago Nunes
Parte da família
Chico vive com a família de Thiago há cerca de oito anos, depois de aparecer pela primeira vez no quintal da casa, muito magro e debilitado. O brigadista lembra que o gato chegou sem aviso, vindo pelos telhados, e, desde então, nunca mais saiu da casa.
“Um dia eu estava com a minha filha ali no quintal à noite brincando e ,de repente, o Chico apontou a cabeça, minha filha passou a mão e ele nunca mais foi embora”, contou .
Segundo Thiago, antes de Chico, ele não tinha tanta afinidade com gatos, mas acabou criando um vínculo forte com o animal.
“O Chico chegou a morrer no meu colo. Um veterinário amigo meu conseguiu salvá-lo. Desde então, a gente cuida dele com muito carinho”, disse o brigadista.
A convivência diária transformou Chico em parte da família e também em figura conhecida no bairro. O gato circulava pela rua, visitava comércios e costumava brincar com outros animais da região, mas sempre voltava para casa.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 CampinasFONTE: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/11/14/cade-o-chico-sumico-de-gato-gera-misterio-e-mobiliza-moradores-e-brigadistas-no-interior-de-sp.ghtml