Dia do Evangélico vira feriado municipal em Campinas
02/09/2025
(Foto: Reprodução) Homem ergue as mãos durante louvor
Ricardo Nasi/g1
A Prefeitura de Campinas publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (2), a lei que cria o feriado municipal do Dia do Evangélico, comemorado anualmente no dia 12 de agosto.
Para a publicação, no entanto, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) vetou o artigo 2º do projeto de lei, que previa apoio do poder público às comemorações, incluindo autorização para uso de espaços públicos e custeio de atividades religiosas.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
Na mensagem em que justificou o veto, o chefe do Executivo destacou que a imposição do apoio às comemorações da pauta religiosa foge da esfera de atuação da prefeitura, "incidindo em afronta aos princípios e normas que norteiam a atividade da Administração Pública, em especial ao que se refere à laicidade do Estado e à separação dos poderes".
Brasil tem menor parcela de católicos da história; evangélicos batem recorde
Justificativa
Ao propor a lei, o vereador Filipe Marchesi (PSB) disse que a "a comunidade evangélica tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, ética e solidária", promovendo "valores como a solidariedade, a honestidade, o respeito ao próximo, o amor ao próximo e a responsabilidade social".
"O reconhecimento oficial do Dia Municipal do Evangélico não apenas valoriza essa expressiva parcela da população, mas também fomenta a liberdade religiosa e a convivência harmoniosa entre diferentes crenças, reforçando a pluralidade e a democracia em nossa sociedade", justificou.
Mais datas comemorativas do que dias do ano
Um levantamento feito pelo g1 em 2024 apontou que metrópole somava 665 datas comemorativas com temáticas que percorriam desde homenagens a profissões até causas e alertas de saúde.
Entre chamados para causas e até homenagens, algumas renderam curiosidades como o Dia do Piloto de Drone, em 20 de junho, e a memória do ex-presidente norte-americano John Kennedy, em 29 de maio.
A média chegava a quase duas por dia, o que significa que seriam necessários 23 meses no ano para que cada uma tivesse seu próprio lugar no calendário - relembre aqui.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas